sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Meninos do Mundo


Nasceu no passado dia 9 de Setembro a Associação Meninos do Mundo.
Fundada por quem conhece por dentro a adopção internacional, os Meninos do Mundo pretendem promover o conhecimento da adopção internacional em Portugal e no estrangeiro de uma forma cultural, pedagógica e lúdica. Mudar mentalidades é a pedra de toque de qualquer avanço na sociedade. É na vida em sociedade que o mundo avança e progride e é nas mãos de todos os Meninos do Mundo que reside o segredo de um Mundo mais fraterno e mais solidário. Uma criança é uma criança em qualquer parte do Mundo e por cada uma delas, a Associação Meninos do Mundo pretende desenvolver acções e iniciativas que contribuam em grande escala para esta visão. Amar um filho para lá da etnia, da cor e das suas origens implica, muitas vezes, um explicar ao Mundo que as crianças têm direitos e que a luta contra o racismo tem de ser uma constante para um Mundo mais belo.

E, porque o Mundo deveria ser um espaço único quando se fala de crianças, os Meninos do Mundo têm, também, como seu principal objectivo promover acções em países em desenvolvimento com vista a contribuir para o reforço dos sistemas de apoio à primeira infância e educativo dos mesmos. São milhões as crianças que todos os dias se vêem privadas das necessidades mais básicas, vendo violados, assim, os seus direitos contemplados na Convenção dos Direitos da Criança. A cooperação com estes países passa não só pelo apoio que lhes poderá ser dado mas pela chamada de atenção daqueles que acreditam que é possível um Mundo com menos preconceitos, mais harmonioso e acima de tudo mais fraterno para todos os Meninos do Mundo.

Uma criança é uma criança em qualquer parte do Mundo!

9 comentários:

Carla Lucas disse...

Muitos parabéns pela iniciativa!

Gostaria muito de saber qual o procedimento a tomar para uma adopção internacional.
Obrigada

Praia disse...

Tal como a clucas gosraria de saber qual o procedimento para a adopçao internacional para uma criança ate 3 anos, etnia branca e sem doenças.
Muitos parabens pela iniciativa e ja agora, qual a medica de tempo de espera por uma criança de adopçao internacional?
Os meus parabens pela iniciativa.

Paula disse...

Parabéns pela iniciativa!
Desejo a maior das sortes a este novo projecto.

Boa sorte e muitas felicidades!!!!

paula covelo disse...

Boa tarde.
Finalmente uma boa iniciativa em Portugal! parabéns! Aproveito para lançar umas dúvidas:
- a adopção de crianças chinesas por portugueses, residentes em Portugal, está ou não impedida? (parece que sim, de acordo com este artigo do Jornal Primeiro de Janeiro de 19-07-2007:O governo chinês rejeitou a hipótese das famílias portuguesas adoptarem crianças chinesas, algo que já é possível para as famílias de diversos países da UE".
“Ao abrigo da legislação actual da adopção chinesa, os casais portugueses não podem adoptar crianças chinesas”, disse ontem Liu Quan, directora do departamento dos Negócios Estrangeiros do Ministério chinês dos Assuntos Civis, que regula os processos de adopção no país.
Ao contrário de diversos países da UE, Portugal e China nunca assinaram nenhum acordo de adopção entre países e segundo disse Liu Quan à Agência Lusa em Pequim, são poucas as hipóteses de tal acordo vir a ser assinado)
- pesquisei a lista dos países que ratificaram a Convenção de Haia. Vietnam ( e China) não estão incluídos. Mas de acordo com o que se pode ler no site
do "Observatório sobre adopção": " … a não ratificação da Convenção de Haia não exclui a possibilidade de adopção nesses países…".Então, é possível ou não a adopção de crianças desses países?
- E crianças da Tailândia? É possível? Ratificaram a Convenção de Haia…
- para a a adopção internacional são obrigatórios 4 anos de união (casamento ou de facto), à data da entrada da candidatura?
- Tem havido muitas adopções internacionais por portugueses, de crianças asiáticas?

Aconselho a visualização deste vídeo (orfanato chinês) http://manuyxelo.blogspot.com/2007/01/photo-sharing-upload-video-video.html
Noto que em Portugal a sala dos berços não deve exceder a capacidade máxima de oito crianças!!!

Desde já agradeço as vossas respostas.
Com os melhores cumprimentos,
Paula Covêlo

Meninosdomundo disse...

Cara clucas e praia,

Para dar início a um processo de adopção internacional deverá dirigir-se ao serviço da segurança social da sua área de residência. Caso seja habitante da cidade de Lisboa deverá contactar a Santa Casa da Misericórdia.

De acordo com a Lei da adopção (Lei n.º 31/2003) tanto um processo com vista à adopção nacional, como à adopção internacional tem subjacente a si uma avaliação efectuada pela equipa de adopção afecta ao serviço. A avaliação não pode exceder os 6 meses e no final ser-lhe-á entregue um certificado, no qual constará que está apta a adoptar.

Relativamente aos países a que se poderá candidatar, deverá consultar a seguinte página da Segurança Social:
http://195.245.197.196/left.asp?05.08.07.03

Caso pretenda contactar telefonicamente o serviço responsável em matéria de adopção internacional, o número é o seguinte: 21 792 01 00.

O tempo de espera dos processos varia de país para país, como se pode consultar na página da Segurança Social.

Com os melhores cumprimentos.
A equipa dos Meninos do Mundo

Meninosdomundo disse...

Cara Paula,

A equipa dos Meninos do Mundo agradece a sua mensagem.

Meninosdomundo disse...

Cara Paula Covelo,
Obrigada pela sua mensagem.
Efectivamente, entre Portugal e a China não foi celebrado nenhum acordo bilateral no que respeita a matéria de adopção.

Na verdade é possível qualquer pessoa candidatar-se a um país que não tenha aderido à Convenção de Haia se isso não for uma restrição imposta pelo país. Há países que logo à partida impõem como condição aos candidatos a escolha de um estado membro da convenção de Haia. Em Portugal, até agora, isso não tem acontecido, sendo possível aos Portugueses candidatarem-se a países que não ratificaram a convenção de Haia.

Sim, é possível adoptar uma criança da Tailândia.

Relativamente aos países a que se poderá candidatar, deverá consultar a seguinte página da Segurança Social:
http://195.245.197.196/left.asp?05.08.07.03

Caso pretenda contactar telefonicamente o serviço responsável em matéria de adopção internacional, o número é o seguinte: 21 792 01 00.

Quanto aos 4 anos de casamento ou união de facto, estabelece o artigo 1979.º do Código Civil que «podem adoptar plenamente duas pessoas casadas há mais de 4 anos e não separadas judicialmente de pessoas e bens ou de facto, se ambas tiverem mais de 25 anos».
Entende, então, esta Associação que os 4 anos têm de se verificar à data em que a adopção seja decretada.

Quanto à última questão, de acordo com os dados da autoridade central em matéria de adopção internacional, o maior número de adopções concretizadas verificam-se de crianças oriundas do Brasil e Cabo Verde.

Com os melhores cumprimentos.

A equipa dos Meninos do Mundo.

Sheila Pires disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gvhbjhj disse...

Gostaria de saber mais informações sobre a adopção internacional, possivelmente do Brasil ou Cabo verde. Muitos parabéns pela ideia, bem haja em nome dos direitos de todas as crianças do mundo inteiro que todos os dias são violados em prol dos mais variados interesses, ou de más politicas de governação. O meu email para recepção é afonsomachado65@gmail.com
Se houver noticias ou outros assuntos sobre a vossa organização que queiram enviar regularmente era óptimo, muito obrigado